Main

Regras Do Curso

Nesta página encontram-se as regras do curso. Os objetivos destas regras são permitir que todos os grupos tenham oportunidade equivalente no uso do laboratório, evitando abusos de um grupo reservar todos os espaços, e também de estimular que as tarefas mínimas sejam entregues em tempo hábil para que o professor prepare a aula de discussões.

  1. Agendamento e uso do laboratório
    1. O laboratório somente poderá ser utilizado por agendamento. O agendamento somente é feito através da web, ou com monitores/professores (pessoalmente). O agendamento é feito por grupo e não por aluno.
    2. Cada grupo deve agendar no mínimo 2h por semana. Cada grupo pode ter no máximo dois agendamentos ativos.
    3. Cada agendamento corresponde apenas a duas horas, independente do dia agendado.
    4. Ao término de um período de agendamento o grupo pode estender o agendamento caso haja disponibilidade de espaço e equipamento. Neste caso, uma nova reserva deve ser feita no horário extendido para evitar confusão e manter o controle de presença.
    5. O cancelamento do agendamento só pode ser feito até um horário anterior ao agendado através da web ou com monitores e professores (pessoalmente). O limite de tempo está localizado na página de agendamento. O não comparecimento em um horário agendado implica em falta. Cada 2h de agendamento não cumprido corresponde a uma falta mas pode ser compensada, como em um sistema de crédito/débito. Para obter presença na semana, um aluno deve possuir crédito positivo. O débito somente é considerado quando o grupo não comparece no horário agendado.
    6. O controle de hora de entrada e saída é realizado pelo monitor ou professor de plantão e é feito por aluno e não por grupo.
    7. Cada aluno deve comparecer pelo menos em um agendamento por semana para caracterizar a realização individual de tarefas experimentais.
    8. Não é necessário que todos os alunos do grupo estejam presentes durante o período agendado, desde que cumpram, cada um, pelo menos um agendamento.
  2. Das atividades de análise mínimas (sínteses)
    1. As análises sugeridas são as mínimas necessárias para uma boa realização dos experimentos. Os alunos são estimulados a tentarem novas medidas e análises. Isto acarretará em valorização dos trabalhos apresentados e, conseqüentemente, na avaliação do aluno.
    2. Durante a aula teórica o professor pedirá análises mínimas a serem entregues, seja em forma de gráfico ou tabelas, organizada em uma síntese descritiva.
    3. A entrega deve ser eletrônica, através do site de reservas, sempre em formato PDF, para permitir a preparação da aula de discussão. Outros formatos não serão aceitos. No menu "Softwares" há links para programas geradores de PDF gratuitos.
    4. A entrega deve ser feita no máximo até as 12:00 do sábado.
    5. A não entrega das tarefas mínimas pelo grupo configura a não realização do trabalho e a nota será descontada da avaliação do experimento. Por exemplo, uma experiência de 7 aulas, a não entrega de 1 tarefa acarreta na perda de 1/7 da nota das sínteses do experimento. Será considerado como síntese não entregue aquele aluno que não possuir frequência experimental na semana correspondente.
  3. Das sínteses finais
    1. Ao término de um experimento, cada grupo deve apresentar uma síntese acerca das atividades realizadas naquele experimento.
    2. O prazo máximo para entrega da síntese final é de 10 dias após a última aula do experimento.
  4. Do projeto da turma
    1. Durante o semestre a turma realizar um projeto próprio, isto é, um experimento que não foi proposto pelos professores.
    2. O projeto poderá ser desenvolvido em qualquer laboratório da USP, desde que tenha relação com o assunto que abordamos durante o semestre.
    3. A turma fará três apresentações sobre o projeto, uma propondo o projeto (com teoria, cronograma, etc...), outra com um relatório do desenvolvimentos das atividades, e a última no final do semestre (com entrega de relatório escrito) que será feita com todas as turmas juntas.
  5. Da avaliação dos alunos
    1. Veja a aula inaugural do semestre correspondente para critérios de aprovação.